Escetamina

O que é escetamina para tratamento psiquiátrico?

O tratamento com escetamina refere-se ao uso do medicamento esketamine, que é uma forma de cetamina. A cetamina é um anestésico dissociativo estudado e indicado em diferentes contextos médicos, incluindo tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e depressão resistente ao tratamento.

O que é escetamina?

A escetamina é a forma S(+)-enantiomérica da cetamina, e foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos como tratamento para a depressão resistente ao tratamento convencional. É importante ressaltar que a escetamina deve ser administrada sob supervisão médica adequada e em um ambiente controlado, devido aos seus efeitos psicoativos.

Quais são as indicações para escetamina?

O tratamento em spray com escetamina é indicado para pacientes adultos que sofrem de depressão resistente ao tratamento convencional, ou seja, aqueles que não responderam adequadamente a pelo menos dois antidepressivos prévios. Sua utilização também é indicada quando existe um risco iminente do paciente atentar contra a própria vida.

Como é realizada a aplicação da escetamina spray nasal?

A escetamina é aplicada por meio de um spray nasal, onde o paciente o medicamento no consultório médico especializado, sob a supervisão de um profissional de saúde capacitado, geralmente, psiquiatra ou neurologista. A dose e a frequência das aplicações variam de acordo com a condição específica do paciente e a avaliação médica.

Observações pós sessão:

Após a administração da escetamina, é necessário um período de observação de modo a monitorar possíveis efeitos colaterais. É recomendado que os pacientes não dirigiram ou operarem maquinário pesado durante, pelo menos, 24 horas após o tratamento, devido aos possíveis efeitos sedativos e psicoativos do medicamento.