O que é depressão?
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado pela perda de interesse em atividades, pessimismo, baixa autoestima, e que afeta negativamente o dia a dia do indivíduo. Os sintomas surgem com frequência e, muitas vezes, combinam entre si.
O que leva uma pessoa à depressão?
A depressão é uma doença resultante de alterações químicas em relação aos neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e até à dopamina, essenciais para transmissão dos impulsos nervosos entre as células do cérebro. Atualmente, acredita-se que os fatores sociais e psicológicos são menos determinantes, ou mais consequência dos aspectos genéticos do que a causa em si. Ou seja, o estresse pode ser o gatilho para pessoas que já possuem predisposição à doença. Estima-se que até 19% da população, ou uma em cada cinco, passará pelo problema em algum período da vida.
Qual o tratamento para depressão?
O tratamento é realizado essencialmente com medicação que, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, não são como drogas e não provocam vício nos pacientes. Atualmente, existem mais de 30 antidepressivos disponíveis que, de modo geral, não incapacita ou entorpece o indivíduo. Em casos em que o paciente não responde aos medicamentos nem à terapia, como a depressão resistente, também chamada de depressão refratária, ou se recuse a fazer uso de medicamentos quando indispensável, existem alternativas para efeitos mais rápidos e seguros, como as terapias biológicas.